Citopatológico
Citologia Cervico-Vaginal
Utilidade
Citologia cervico-vaginal (também conhecido como Teste de Papanicolaou, citologia oncótica ou citologia exfoliativa) é um método desenvolvido pelo médico George Papanicolaou para a identificação, ao microscópico, de células neoplásicas malignas ou pré-malignas, que antecedem o surgimento do câncer, e foi inicialmente desenvolvido para o colo uterino.
Material Requerido
Amostra representativa da ectocérvice, canal endocervical e fundo de saco uterino.
Metodologia
Microscopia (Colorações histoquímicas de papanicolau.)
Transporte
O material deve ser colhido e fixado imediatamente com álcool 95%, polietilenoglicol ou propinilglicol e enviado ao laboratório
Citologia De Escarro
Utilidade
Indicado no diagnóstico diferencial de patologias bronco-pulmonares (neoplásicas e infecciosas). A citologia do escarro, embora não seja determinante diagnóstica única, é uma análise inicial de grande valia na investigação de processos patológicos pulmonares.
Material Requerido
Escarro recém-obtido por expectoração profunda, matinal, por 3 dias em colheitas separadas. A amostra dever ser fresca e preferencialmente não contaminada com saliva. Atualmente tem-se preferido, quando clinicamente indicado, amostras colhidas por lavagem bronco-alveolar.
Metodologia
Microscopia (Colorações histoquímicas de H&E, PAPANICOLAU, GROCCOTT e Ziehl).
Transporte
O material deve ser colhido sem conservante de espécie alguma e enviado imediatamente ao laboratório.
Citologia Oncótica Geral
Utilidade
Utilizada no diagnóstico diferencial de efusões (neoplásicas e infecciosas), em diversos sítios anatômicos, incluindo líquido ascítico, pleural, céfalo-raquidiano (líquor), pericárdico e outros. A citologia oncótica, embora não seja determinante diagnóstica única, é uma análise inicial de grande valia na investigação de efusões patológicos.
Material Requerido
Líquido.
Metodologia
Microscopia (Colorações histoquímicas de PAPANICOLAU, Giemsa, H&E).
Transporte
O material deve ser colhido sem conservante de espécie alguma e enviado imediatamente ao laboratório, para início das preparações. Na impossibilidade de envio imediato o material pode ser acondicionado sob refrigeração, por no máximo 24h.
Citologia Urinária
Utilidade
Utilizada no diagnóstico diferencial de patologias vesicais (neoplásicas e infecciosas) e indicada em pacientes com mais de 50 anos, tabagistas, com hematúria ou sintomas irritativos. A citologia urinária, embora não seja determinante diagnóstica única, é uma análise inicial de grande valia na investigação de processos patológicos vesicais.
Material Requerido
Primeira urina da manhã ou lavado vesical.
Metodologia
Microscopia (Colorações histoquímicas Giemsa, PAPANICOLAU OU H&E).
Transporte
O material deve ser colhido sem conservante de espécie alguma e enviado imediatamente ao laboratório, para início das preparações.
Punção Aspirativa Por Agulha Fina (PAAF)
Utilidade
A PAAF é uma técnica minimamente invasiva de obtenção de células de órgãos e tecidos, podendo acessar diretamente órgãos superficiais (como linfonodos, tireoide e mama) ou órgãos e estruturas profundas (como pulmões, fígado e rins), auxiliada então por ultrassom ou tomografia.
Material Requerido
Amostra citológica representativa da lesão alvo, preferencialmente pouco hemorrágica.
Metodologia
Microscopia (Colorações histoquímicas de H&E, PAPANICOLAU ou Giemsa).
Transporte
O material deve ser colhido em lâmina, fixado imediatamente com álcool 90% ou à fresco (secagem ao ar) e enviado ao laboratório.